sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Minha genealogia - meu avô materno


João Pacheco da Silva, nasceu em Campos dos Goytacazes em 15 de junho de 1868 e faleceu em 1952. Veio para Bom Jesus do Itabapoana aos 30 anos. Casou-se e teve uma filha adotiva, Maria Teresa. Ficou viúvo e casou-se com minha avó Emília. Tiveram uma filha única, minha mãe.Quando minha mãe nasceu ele já estava com 60 anos. Filho deMaria Custódia e de Joaquim Pacheco da Silva. Seus irmãos mudaram para o Rio de Janeiro , morreram com a gripe espanhola, e não tivemos mais contato com nenhum dos Pacheco descendentes.

Minha avó materna


Minha avó materna chamava-se Emília Pereira da Silva. Nasceu em 23 de junho de 1888, ano da abolição da escravatura e morreu em 1963. Na juventude viveu no Bom Jardim , distrito de Bom Jesus do Itabapoana.Minha mãe lamenta muito o fato de suas filhas não terem conhecido a avó maravilhosa que tiveram.Ela casou-se pela primeira vez e ficou viúva ainda jovem, mas sem filhos. Casou-se pela segunda vez com meu avô e só teve uma filha , a minha mãe. Era filha de Maria Custódia Simoa, natural da Serrra do Tardim, Zona rural de Bom Jesus do Itabapoana e de Vicente, natural de Minas Gerais.

Meu avô paterno




Meu avô paterno chamava-se Custódio, mas era mais conhecido como seu Dudu, foi um dos primeiros comerciantes de Bom Jesus do Norte. Não cheguei a conhecê-lo, mas pelo visto era muito popular, minha mãe entregou as fotos dele para meus parentes, com medo de perde-las nas enchentes. Todos dizem que ele era muito parecido com eu tio Nilson, que esta na foto.
Era filho de José Hypólito da Silva e Emília Rosa de Jesus. Na infância morou com seus pais no Jardim , zona rural de Bom Jesus do Norte.

Minha avó paterna


Minha querida avó Rosinha, foi a única dos avós que cheguei a conhecer,dela ouvi histórias fantásticas de um passado bem remoto, haja visto que nasceu em 1906,e viveu até os 80 anos.Dela também herdei as alergias respiratórias. E com certeza também suas qualidade que não eram poucas. Única pessoa da família que não era católica. Médium espírita , dedicou muito de sua vida à caridade.

Minha avó Rosinha era filha de Luís Carlos Pereira Fragoso e de Rosa Raposo Fragoso. Imigrantes portugueses que se instalaram na Zona rural de São José do Calçado, antigo limoeiro.

Minha avó Rosinha contava fatos de sua infância que me deixavam boquiaberta, com jeito severo pelo qual foi criada.

Vó Rosinha foi casada com seu Dudu e teve quatro filhos: meu pai, nelson (82) , meus tios Nilson(80), José Luis(74) e Benedito, já falecido, era o filho mais velho.

Meu pai


Meu pai se chama Nelson, é aposentado tem 82 anos, nasceu em São José do Calçado. Viveu sua infância na Serra Alegre , zona rural de Bom Jesus do Norte.Teve uma infânica difícil, tendo que trabalhar desde muito cedo. Mudou-se para Bom Jesus aos doze anos, trabalhando com seu pai na venda, , depois foi por muitos anos sapateiro.Adulto mudou-se para o Rio de Janeiro. Teve três filhos: Rita, Sueli e Nelson, embora não tenha se casado , pois a mãe dos meus irmãos já havia sido casada e n'aquela época não existia divórcio. Separado retornou para Bom Jesus , casou-se com a minha mãe e teve mais duas filhas: eu e minha irmã Rose.Muito tranquilo, gosta também de conversar, ver televisão, mas odeia sair de casa.É um amor de pessoa.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Minha mãe


Minha mãe querida, tem 80 anos e uma cabeça de 20 anos, muito mais antenada do que eu, sempre esta por dentro de todas as notícias.Não perde os noticiários de tv , conversa com todo mundo, sempre muito animada. Não se diexa abater pela artrose , e outras doenças de velho , como ela mesma diz.
Com minha mãe aprendi a bordar, fazer crochê, tricô...mas ,se ela ouvir eu dizer estas coisas ela rlogo, responderá:- Não aprendeu mesmo ,sabe fazer alguns pontinhos.
Minha mãe teve apenas duas filhas , eu e minha irmã Rose. Tem dois netos , minha filha e o filhinho da Rose.












Minha Genelogia- Eu

Euzinha

Valéria, aluna do curso de Artes visuais, graduada em pedagogia e supervisão escolar. Casada, mãe de uma menina muito sapeca , mas também esperta , inteligente.Me divirto muito com as atividades do curso de artes, além de procurar levar o que aprendo para as ecolas onde trabalho.