
João Pacheco da Silva, nasceu em Campos dos Goytacazes em 15 de junho de 1868 e faleceu em 1952. Veio para Bom Jesus do Itabapoana aos 30 anos. Casou-se e teve uma filha adotiva, Maria Teresa. Ficou viúvo e casou-se com minha avó Emília. Tiveram uma filha única, minha mãe.Quando minha mãe nasceu ele já estava com 60 anos. Filho deMaria Custódia e de Joaquim Pacheco da Silva. Seus irmãos mudaram para o Rio de Janeiro , morreram com a gripe espanhola, e não tivemos mais contato com nenhum dos Pacheco descendentes.





