sexta-feira, 24 de abril de 2009

Atividade 8

Atividade Individual
Aluna: Juliana Fassbender
O que é desenho?
No início da disciplina Linguagem Gráfica, você respondeu a essa pergunta. Trabalhe com o grupo de colegas, fazendo-lhes a mesma pergunta.
Anote as respostas e disponibilize-as para ser compartilhado com todos no seu portfolio.
Todos temos diferentes conceitos de desenho, essas são algumas respostas de meus colegas de turma:
_ Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. (Graziela Diniz)
_ Desenho é a expressão do imaginário. É a projeção do abstrato. (Patrícia Pessanha)
_ Desenho é a concretização de um pensamento, de uma idéia, de uma maneira de ver o mundo. O desenho é uma expressão da capacidade humana de transformar pensamento em linguagem, desenho é atitude. (Valéria Pacheco)
_ É a representação gráfica de um objeto, de uma paisagem, de uma idéia, manifestados através de riscos, linhas, traços sobre uma superfície, utilizando-se para isso, objetos como lápis, canetas, pincéis... (Márcia Paulista)
_ Desenho é arte de reproduzir, sobre uma superfície bidimensional e por meio de linhas, objetos, idéias ou emoções. Temos diversas modalidades de desenho, mas resumidamente poderíamos dividí-la em três: desenho técnico, desenho de observação e desenho de criação. (Valdemira Modesto)
_ Desenho é uma forma, ou conjunto de formas, é um código utilizado para comunicar ideias, sentimentos, para registrar pensamentos, fatos. Desenho é uma linguagem. É parte integrante da cultura mundial e, consequentemente, da vida de cada ser humano. É, sem dúvida, a forma mais abrangente de comunicação. (Mirley Valadão)
A minha resposta é:
_ Desenho para mim, é uma forma de representação gráfica, que vai além do sentido literal. É uma forma de se expressar, de interagir, de manifestar um pensamento. Ou seja, o desenho é a representação de nossa alma.

Atividade 7

Atividade individual
Aluna: Juliana Fassbender

Texturas e desenho

Na atividade 6, foi desenvolvido o tema "texturas" com colagem de materiais diversos e com a percepção tátil. Nesta atividade 7, a sugestão é trabalhar usando "frottage", colocando um papel sobre a colagem dos materiais e esfregando um lápis cera por cima. A superfície dos materiais ficará impressa no papel. Crie outras atividades a partir dessa, dessa vez usando o desenho, ou seja, representando texturas. Comente o resultado no portfolio e anexe imagens de alguns dos trabalhos.

Essa atividade realizei muitas vezes quando era criança, acho que todo mundo já fez isso um dia em cima de uma moeda. Eu tinha um brinquedo que você montava uma boneca, escolhendo as partes do corpo dela, blusa, saia/calça, chapéu, sapatos... E depois colocava o papel, riscava com o giz de cera ou lápis de cor para "imprimir" a imagem, dava até para fazer as estampas dos tecidos nas peças escolhidas. A atividade proposta fiz a frottage em cima do painel de texturas do exercício anterior.

Atividade 6

Atividade Individual

Aluna: Juliana Fassbender
Texturas

O tema "texturas" faz parte da unidade Orientações Espaciais da disciplina Linguagem Gráfica. A nossa proposta é que você trabalhe no ensino formal ou informal com colagem de materiais diversos: rendas, gaze, tecidos de tramas diversas, vegetais secos, sementes, etc. Faça um tipo de arquivo de texturas coladas em papel espesso (tipo Paraná). Após a secagem, trabalhe no grupo com a percepção tátil.Anexe a imagem do resultado no portfolio e comente a atividade, explicando como foi trabalhada a percepcão tátil.

Como ainda não dou aulas de artes fiz a brincadeira das texturas em casa, com cada um, pai, mãe, namorado, tia, irmão. Pedindo para eles fecharem os olhos, tatearem o papel e tentar adivinhar o que era. Como eram todos adultos eles não foram muito bem com as adivinhações, ficavam toda hora querendo ver quando não sabiam o que era, creio que as crianças tem mais facilidade nesse tipo de atividade, por não terem medo de arriscar um palpite errado.
A seguir meu painel de texturas, com grãos de arroz, algodão, feltro, tela e filó.



terça-feira, 21 de abril de 2009

Atividade 8 - O que é desenho?

"É a arte de expressão do imaginário." Rita
"Forma de expressão." Vânia

Atividade 4 - Entre o olho e o objeto



O desenho pode ser definido como a arte de transmitir ideias de formas e traços. É comum utilizarmos no cotidiano a técnica do desenho livre, na qual a pessoa espontaneamente exterioriza o que formalizou mentalmente.
Ao aplicar esta técnica é fundamental que o professor transmita entusiasmo aos seus alunos e que tenha em mente que o produto artístico tem valor não pela sua beleza e conteúdo, mas primordialmente pela expressão natural e espontânea visto que os estilos de desenho e pintura variam de acordo com o estado afetivo e o desenvolvimento mental do aluno.
Algumas orientações podem ser passadas para o aluno iniciante como: usar lápis macio; usar o lápis na posição inclinada e deixá-lo fluir levemente; observar diferentes posições do uso da folha de papel e fazer desenhos grandes e proporcionais aproveitando sempre o espaço disponível do papel.

Atividade 7 - Frottage


Utilizando os mesmos materiais empregados na técnica de textura, coloquei uma folha AP em cima e passei o giz de cera resultando assim uma textura visual.

Atividade 6 - Textura


Observe, toque e sinta!!!Essa atividade possibilita ao educador que seja trabalhada a percepção visual e tátil.
Grãos de areia concentrados reportam a sensação de aspereza; um pedaço de papel crepom ou uma folha de árvore podem dar a sensação de maciez ou aspereza.
É uma atividade muito interessante para ser aplicada em sala de aula.

ATIVIDADE 8 O QUE É DESENHO?

Aluna: Mirley Valadão

A cada lição aprendida, a cada tarefa cumprida, vão-se formando alguns conceitos, vão-se ampliado outros já formulados.
Após estudos e conversas, foram estas as respostas dadas pelo grupo à pergunta:
O QUE DESENHO PARA VOCÊ?
_ Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação.
Graziela

_ Desenho é a expressão do imaginário. É a projeção do abstrato
Patrícia Pessanha

_ Desenho é a concretização de um pensamento , de uma idéia , de uma maneira de ver o mundo. O desenho é uma expressão da capacidade humana de transformar pensamento em linguagem, desenho é atitude ,
Valéria Pacheco

_ É a representação gráfica de um objeto, de uma paisagem, de uma idéia, manifestados através de riscos, linhas, traços sobre uma superfície, utilizando-se para isso, objetos como lápis, canetas, pincéis...
Márcia Paulista

_ Desenho é arte de reproduzir, sobre uma superfície bidemensional e por meio de linhas, objetos, idéias ou emoções. Temos diversas modalidades de desenho, mas resumidamente poderíamos dividí-la em três: desenho técnico, desenho de observação e desenho de criação.
Valdemira Modesto

A minha resposta à pergunta é:
_ Desenho é uma forma, ou conjunto de formas, é um código utilizado para comunicar ideias, sentimentos, para registrar pensamentos, fatos. Desenho é uma linguagem. É parte integrante da cultura mundial e, consequentemente, da vida de cada ser humano. É, sem dúvida, a forma mais abrangente de comunicação.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ATIVIDADE 7 - TEXTURA E DESENHO

Atividade individual
Aluna: Mirley Valadão



Para esta atividade utilizei rendas na "frottage"(azul). Em uma delas a textura é mais facilmente perceptível, os contornos ficam mais destacados. Na outra a forma é mais diluída, ou menos definida.

Desenhar a partir deste estímulo é interessante, pois, na verdade, criamos formas, já que a "frottage" é difícel de ser copiada na íntegra.

ATIVIDADE 6 - TEXTURAS

Atividae individual
Aluna: Mirley Valadão

Para trabalhar a percepção tátil, fiz uma brincadeira semelhante à "cabra cega". Vendei os olhos das crianças e elas foram, após sentir, com o tato, cada textura, dizendo as características de cada uma, como: lisa, enrugada, áspera, grossa, recortada, arredondada, atc.
Depois tentaram reconhecer, também utilizando o tato, as amostras: folha de laranja, samambaia, arroz, lã , etc. As crianças acharam interessante este possibilidade de determinar as coisas pelo tato.

ATIVIDADE 5 - COMO ENSINAR DESENHO?

Atividade individual
Aluna: Mirley Valadão

Partindo do pressuposto de que desenho é uma linguagem, uma forma de expressão, o que se pode ensinar são técnicas para se estruturar, se “produzir” o desenho.
O que se quer expressar, a criatividade – detalhe, característica individual, traço – isto não se ensina. Cada pessoa cria, desenha a partir de seu conhecimento, de sua cultura, de sua visão de mundo, enfim. Expressa, deste modo, usando técnica ou técnicas que lhe pareçam mais adequadas, seus sentimentos, suas idéias.
O desenho é, pois, um exercício contínuo, uma atividade que dá prazer, mas que exige muito esforço e dedicação de quem quer desenhar. E do que, deve-se ressaltar, pode-se saber a técnica, no entanto se não houver sentimento, se não houver o envolvimento autor/obra, não se conseguirá atingir, emocionalmente, o outro e, então, perderá o valor.

domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 5 - Como ensinar desenho?

Creio que desenho não se ensina, apenas podemos utilizar artifícios para que deixemos fluir a imaginação, a criatividade. São imagens que vemos, observamos ou criamos aliados a habilidades gráficas que podem ser desenvolvidas (técnicas).

terça-feira, 14 de abril de 2009

atividade 8 - O que é desenho?

O que é desenho ? Pergunta realizada para alunos do curso de artes visuais - B.J. Norte

Respostas de alguns alunos

. Márcia Paulista: É a representação gráfica de um objeto, de uma paisagem, de uma idéia....
. Valéria : Desenho é uma expressão da capacidade humana de transformar pensamento em linguagem, desenho é atitude.
.Patrícia: Desenho é a expressão do imaginário. É a projeção do abstrato.
.Valdemira: Desenho é a arte de reproduzir ,sobre uma superfície bidmensional e por meios de linhas , objetos, idéias e emoções.
.Vania: Desenho é a forma que linguagem que é feita com prazer.
.Simone: Desenho é o meio pelo qual se cria uma imagem.

atividade 07 - desenho representando textura


Após ter realizado a frottagem das textura, procurei desenhar com lápis HB, 6B e 2B formas semelhantes a que foram impressas através da frottagem.

atividade 07- textura e desenho


frottagem

atividade 07 - textura e desenho

Realizei a frottagem , colocando uma folha de papel ofício , sobre os retalhos de renda , crochê , tricô, bainhas de laçada , crivos. Observei que quando passava o lápis sobre as texturas de lã a frottagem ficava indefinida devido a maciez do tecido. Nas texturas onde foram usadas linhas firmes e tecidos encorpados a frottagem ficou mais definida.
Utilizei lápis 2 b.

atividade 06 - textura


Relatório


Com o toque percebemos a textura mácia do tricô , feito em lã , que possui um alto relevo bem definido.. O bordado em crivo, também posui um relevo expressivo, a bainha de laçada parece apresenta várias lacunas, arenda é suave ao toque.

atividade 05 -Como ensinar desenho?

Observei a resposta dos colegas, nos foruns , nos portifólios. Percebi que alguns colegas acham improvável ensinar desenho porque acreditam que a criatividade não pode ser ensinada. Meu depoimento no fórum foi baseado no período que trabalhei como professora de educação artística no estado do RJ. Percebi nesta época que mesmo os alunos que possuem talento para o desenho, precisam ser incentivados , motivados pelo professor , o exercício do desenho desperta a criatividade, e esta não se esgota , pelo contrário quanto mais se trabalha a criatividade mais se afloram as idéias

atividade 4


"Entre o olho e o objeto"


Nas experiências que tenho como professor , percebo que nossos alunos tem muito interesse pelo desenho. As aulas de arte são motivos de alegria para os alunos. Porém precisam ser planejadas para que não haja tumulto . Nas escolas públicas que lidam com alunos mais carentes é comum a falta de material adequado. O professor precisa estar ciente das dificuldades que irá encontrar. Planejar o material a ser utilizado , buscar alternativas com sucata e trabalho em grupo, dividindo as caixas de lápis de cor, compartilhando tintas, etc. A motivação é um fator essencial, demonstrar a importancia do desenho no cotidiano das pessoas, levar o aluno a perceber que apesar da fotografia , do computador e das tecnologias a seu alcance o desenho ainda está presente ao nosso redor . Valorizar o trabalho do aluno, expondo-o em murais é uma alternativa para que ele perceba que seu desenho tem importância. no primeiro segmento do Ensino fundamental as crianças são mais expontâneas desenham o que sentem, a partir do segundo segmento e do Ensino Médio ficam mais reservadas, gostam de partir de algo concreto de observar um desenho e fazer a reprodução ou releitura.


segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aitvidade 5

Atividade Individual
Aluna: Juliana Fassbender
Fórum – Como ensinar desenho?Nesse fórum, comente sobre as práticas anteriores sugeridas na Atividade de nº 4 e desenvolvidas com o desenho. Faça perguntas também e coloque suas dúvidas.

Discutimos desenho pelos fóruns, por MSN, e-mail e pelo pólo. Só que esse ultimo tem sido meio raro de se acontecer, afinal, com a correria, temos dificuldades de encontrar com todo mundo lá, cada grupo tem horários diferentes.Cada um tem uma percepção de desenho diferente, muitos definem o nome. Por exemplo, "é uma forma de representação gráfica", ou "é uma manifestação artística". Eu defino como uma expressão da alma, uma maneira de expressar os sentimentos mais reclusos...

Atividade 4

Atividade Individual
Aluna: Juliana Fassbender

Na disciplina Linguagem Gráfica, foi apresentado para leitura o texto "Entre o olho e o objeto". A partir dessa atividade, foi proposto o desenho de objetos com o tema natureza morta. Utilize os desenhos que você fez aplicando ponto, linha, plano, como exemplos na aplicação de exercícios semelhantes, no ensino formal ou informal.Comente os resultados no diário ou portfolio. Anexe imagens dos trabalhos aplicados.

De acordo com a orientação da professora mudamos o tema "natureza morta" por "desenho livre". Bom com ainda não sou uma arte-educadora vou comentar minha experiência com aluna, tanto de ensino fundamental e médio, quanto de estudante de terceiro grau na faculdade de moda. Aliás, foi nessa ultima minha melhor experiência com desenho, lá pude aprimorar minhas técnicas, aprender novas, fazer experimentações, enfim, arriscar sem medo de errar como o nosso professor de linguagem gráfica propõe.Esse foi o desenho que fiz para o primeiro exercício de linguagem gráfica, tive até medo do que iria sair dessa experimentação, uma vez que depois de um ano de formada sentia a "mão dura", uma espécie de receio quanto as técnicas aprendidas, se ia sair do jeito que eu esperava ou não, confesso que me surpreendi com o resultado...

domingo, 12 de abril de 2009

ATIVIDADE 4 DESENHO

Atividade individual
Aluna: MIRLEY VALADÃO

Desenho
A atividade foi aplicada a alunos do 8º ano de uma escola municipal.
EXEMPLO( MEU TRABALHO)
A princípio alguns alunos se mostraram arredios , envergonhados de seus desenhos, mas, á medida em que foram criando suas imagens , entusiasmaram-se e terminaram bem a atividade. No final da aula, socializamos os resultados, expondo os trabalhos no “varal” da sala de aula.
TRABALHOS DE ALUNOS




sábado, 11 de abril de 2009

ATIVIDADE 1 - COMENTÁRIO SOBRE A DISCIPLINA SEMINÁRIO.

Atividade individual.
Aluna: MIRLEY VALADÃO

Sexta-feira, 27 de Março de 2009

SEMINÁRIO - AMBIENTE DE INTEGRAÇÃO.
Todo processo educacional pressupõe uma mudança de comportamento, uma ampliação de visão do mundo.Os conhecimentos adquiridos vão sendo colocados em prática e as possililidades de "práxis" relacionadas àquele saber, testadas.O seminário, nesta modalidade de ensino, devido à metodologia proposta , é o ambiente de integração, não só entre a teoria e a prática, mas também entre as diferentes disciplinas. É o momento em que se pode estabelecer ligações entre elas, tecendo a teia do saber e, o mais importante, poder compartilhar as experiências com outros futuros arte-educadores.

Atividade 2 - COMO TRABALHAR O DESENHO EM SALA DE AULA?

Sexta-feira, 27 de Março de 2009
Individual
Aluna: MIRLEY VALADÃO
O desenho é uma forma de expressão, de linguagem, por isso deve ser trabalhada com atenção, pois além de mostrar a criatividade, quase sempre, são mensagens que refletem as vivências, o cotidiano, até situações-problema dos alunos.
Assim sendo, deve-se motivar o aluno com textos, músicas, reprodução de telas, diálogo, etc. para que ele possa criar seu desenho, e, não, oferecer uma imagem pronta para ele simplesmente colorir. Os materiais utilizados podem ser variados, mas sempre adequados à técnica que se quer aplicar.

Prática:
1- Fazer um desenho que expressasse as sensações despertadas por uma música orquestrada.

2- Desenhos feitos tendo como motivação reprodução de telas de Volpi e Romero Brito."

ATIVIDADE 3

Atividade individual.

Aluna: MIRLEY VALADÃO


Navegar na Internet é sempre interessante e fazer pesquisa sobre ARTE é, além disto, bastante prazeroso.
Visitei os sites disponibilizados e os achei muito bons. O site Desenho: materiais, instrumentos e técnicas oferece informações não muito usuais sobre algumas técnicas e os materiais utilizados em desenho.
Os conteúdos pesquisados ampliam nosso conhecimento, fundamentando o que estamos estudando em Linguagem Gráfica. A visualização das obras exemplificando as técnicas e, principalmente, o incentivo à criação - pois apresenta múltiplas possibilidades - é enriquecedor.

As imagens que escolhi foram as seguintes:

Caderno de desenhos - Maria Eugênia
A simplicidade , o cotidiano.



Desenho: materiais, instrumentos e técnicas. Ballet - Degas

A leveza do movimento, o colorido da imagem.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Atividade 12

Atividade do grupo:

Cultura local
Organize um debate com os colegas sobre a diversidade cultural local. Você já construiu um painel com o grupo e já deve possuir muitos dados. Organize esses dados com seus colegas. Para tanto, considere as práticas culturais mais expressivas na música, as festas, o artesanato, a culinária, etc.
Proponha a elaboração de um cartaz ou boletim com esses registros.
- Disponibilize o material realizado no portfolio.

A partir dessa atividade construimos o seguinte cartaz, com algumas festas da nossa região:

Grupo:

Mácia Paulista
Patricia Pessanha
Juliana Fassbender
Valeria Narde
Mirley Valadão

Atividade 11

Atividade em Grupo:
Diversidade cultural: elaboração de painelNa atividade anterior, você trabalhou sobre a influência de outras culturas na sua comunidade. Monte agora com o grupo de colegas um painel com o resultado da atividade, separando os trabalhos por categorias.
Exemplo: separe os desenhos dos textos e das colagens.- Registre a imagem do painel e disponibilize-a no seu portfolio, compartilhando-a com todos.

A partir da conversa que tivemos para a atividade 10, fizemos o segunte painel:


Grupo:

Mácia Paulista
Patricia Pessanha
Juliana Fassbender
Valeria Narde
Mirley Valadão

Atividade 10

Atividade em Grupo:
Organize um debate com os colegas sobre as influências de outras culturas na comunidade onde você vive. Proponha atividades como desenhos, fotografias, produção de textos ou colagem de imagens ao grupo.
- Comente no seu portfolio como foi a atividade e quais dados mais relevantes foram levantados.

Foi discutida a formação das primeiras famílias que constituíram a comunidade bonjesuense desde seus primórdios (século XIX) e constatou-se que há uma forte influência de povos europeus (portugueses e italianos) e de africanos.Observa-se isto nas festas religiosas (herdadas dos portugueses):

a- a festa da Coroa do Divino;
b- a cavalgada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida;
c- a encenação da Paixão de Cristo , durante a Semana Santa.
E em algumas manifestações folclóricas (de portugueses e africanos) tais como:
· Mineiro-pau;
· Macule lê· Forró (forrobodó)
· Caxambu· Festas juninas;
· Folia de reis;
· Carnaval;
Na alimentação é forte a influência dos:
Italianos- massas;
Africanos – angu com quiabo, feijoada, farofa;
Portugueses- bacalhoada e doces
Vê-se, pois, que há uma miscelânea de influencias o que torna peculiar a cultura bonjesuense.
Resposta do grupo formado por:
Mácia Paulista
Patricia Pessanha
Juliana Fassbender
Valeria Narde
Mirley Valadão

Atividade 3

Atividade Individual

Aluna: Juliana C. Fassbender

Pesquise sobre desenho na internet. Existem muitos sites sobre desenho e ilustrações em livros de artistas e em cadernos de viagens na internet. Faça essa busca e comente o que achou mais interessante nela. Ainda, salve algumas imagens e disponibilize-as, compartilhando-as com todos.

No Linck Caderno de desenhos (http://cadernodedesenhos.blogspot.com/), conheci o trabalho da ilutradora Maria Eugenia, simplesmente fantástica!!! Essa ilustração da árvore foi a minha preferida, ela trabalha com o aguarela, um trabalho minucioso e muito complicado, vale a pena conferir as outras ilutraçoes do blog!!

Já o site Desenho: materiais, instrumentos e técnicas (http://desmat.no.sapo.pt/mit_intro.html), como o proprio nome ja diz, traz diversas formas de desenho, o site é portugues e apresenta trabalhos de muitos artistas apresentando tecnicas como carvão, pastéis, lapis de cor, grafites... Essa imagem é um auto retrado de Henri Matisse feito a carvão.

O site Diario Gráfico (http://www.diariografico.com/index.htm) segue a mesma linha do anterior, com imagens de diversos artistas, so que nao divide em tecnicas como o anterior.
A imagem que escolhi foi a imagem inicial do site, a meu ver a mais interessante.

Atividade 2

Atividade Individual
Aluna: Juliana C. Fassbender
Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?Faça um comentário e disponibilize no Portifólio; anexe imagens de desenhos aplicados.

Acho que a melhor forma de se trabalhar desenho em sala de aula, é despertando nos alunos a vontade de desenhar. Fazendo com que eles desenvolvam seu lado artístico. Os materiais podem ser diversos, vai da preferência do aluno, assim deixando-os mais livres para se expressarem através da linguagem do desenho.Como não sou professora ainda, não tenho imagens para anexar, porem espero muito em breve poder trabalhar tudo que aprendi e ainda irei aprender em sala de aula, compartilhando com os alunos o maravilhoso mundo da arte.

Aitividade 1

Atividade individual
Aluna: Juliana C. Fassbender
Após ler a apresentação da disciplina e sua dinâmica e conhecer o Programa, faça um pequeno comentário no Portifólio. Destaque o que considera mais importante.

Após conhecer a disciplina, vi que é uma das mais importantes do curso. Exatamente por fazer a junção de todas as outras disciplinas, gerando a famosa interdisciplinaridade.O mais importante nisso tudo, são os seminários presenciais, pois com eles podemos trocar ideias e informações com os outros colegas.

Atividade 10

Promovemos o debate sobre a cultura e concluímos que o povo bonjesuense recebe a influência dos europeus (italianos e portugueses), africanos basicamente.E que por aqui não há uma identidade bem definida.
Patricia Pessanha

Atividade 3





Gostei muito do caderno da Maria Eugenia. Parece que a linha de desenho dela está relacionada em retratar o ser humano.
Todos os links são interessantes, cujos autores têm talentos inegáveis.
Patricia Pessanha

Atividade 1

A disciplina seminário parece que tem um fundo intencional de promover a concecução de trabalhos em grupos, promovendo assim uma maior ineratividade entre os cursistas.
Do meu ponto de vista, este tipo de trabalho é muito mais trabalhoso e já temos muitas atividades para serem feitas. Tem hora até que confundimos se a atividade é de Linguagem ou do Seminário, mas se faz parte da grade curricular , não há como não fazê-la.
Patricia Pessanha

terça-feira, 7 de abril de 2009

Atividade 3




Navegando pelos links sugeridos pela disciplina, fiquei encantada com o universo da arte expressa pelo desenho. Desenhos do cotidiano, técnicas mistas, envolvendo colagem e tinta, desenhos de vestimentas, desenhos de pessoas numa palestra ou numa aula... Quanta sensibilidade presente nas mãos e cabeça desses artistas! Muitos parecem-me alunos, como nós. Fiquei fascinada diante de tantas obras, algumas inacabadas, talvez por questão de tempo de seus autores, mas nem por isso, menos fascinantes!
O texto abaixo sintetiza um pouco o que senti.

"O fascínio que sentimos perante obras artísticas, como uma pintura rupestre, uma máscara africana, uma música tribal, uma sinfonia de Beethoven, um quadro de Picasso, etc, faz-nos pensar acerca do que estará no cerne destas obras para provocarem tal efeito.
Diz-se que só o homem possui este fascínio e capacidade de admiração perante os fenómenos e factos estéticos e que portanto os "persegue" procurando exprimir-se de "forma elevada" através da arte."

Atividade 2- Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?

Acho que todos somos capazes de nos expressar através de desenhos, mesmo se forem difíceis de entender, ou se pouca habilidade tivermos. Podemos motivar os alunos através de temas que fazem parte do seu cotidiano, ou apresentarmos uma palavra-chave, como por exemplo: AMOR. O que significaria para o aluno essa palavra? O que representa para ele o amor? Os mais diversos desenhos seriam criados, uma vez que cada um teria um conceito diferente para simbolizar o amor. Deixando o aluno ser o único autor do seu desenho e ter em suas mãos algum material disponível como lápis, papel, revistas para recortes, cola, tinta, canetas, pincéis, certamente ficaríamos admirados com tantas obras-primas que apreciaríamos.

Atividade 1

Ainda não posso afirmar que estou entendendo bem sobre a realização das atividades desta disciplina, mas fazendo a leitura da apresentação, percebi através dos objetivos propostos que ela possibilitará reflexões interativas entre nós, cursistas e tutores. Faremos também abordagens multidisciplinares das disciplinas contidas no módulo I, além de oportunizar a troca de experiências e o contato com os colegas, num riquíssimo momento de socialização. Espero que através dessa interatividade eu possa desfrutar o máximo de todas as informações, experiências e aprendizagens que estarão ao meu alcance. É uma oportunidade sem igual essa que estou vivendo. Este curso, apesar de na minha opinião, estar me "apertando" demais, tenho que admitir que é de alto nível e vou ter que "rebolar" para dar conta.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Atividade 3 - seminário I











Visitei o site , Pesquisando desenho : materiais, instrumentos e técnicas. Achei este o mais interessante. Fornece fonte de pesquisa para a utilização de diversos tipos de materiasi utilizados no desenho. Oferece detalhes na utilização de ceda material, além de exemplos de obras. Descobri neste site, técnicas que desconhecia por completo. Dentre elas, a sanguinea, que é uam espécie de "giz vermelho", mistura de caulino e hamatite e tem um tom castanho avermelhado escuro, semelhante a terracota e existe numa só dureza. Copiei um desenho de Miguel Angelo , como exemplo para postar no meu blog . Observei e copiei o desenho para postagem no blog, desenhos realizados com giz e páteis secos ou pásteis de óleo, desenhos criados com o lápis de cor etc.

Atividade 3 - SEMINÁRIO I


ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL


Muito interessante o blog:cadernos de desenho da Maria Eugênia.Vejo como seus desenhos são ecléticos, ilustram as colunas de jornais , tais como: a folha de São Paulo, ilustram cartazes, comerciais,, propagandas, livros infantis. Possuí um estilo que me faz lembrar a Tarsila do Amaral. Gostei muito de seu blog.

Atividade 2 - SEMINÁRIO I

Para trabalhar o desenho em sala de aula em primeiro lugar, vejo que precisamos motivar nossos alunos para a valorização do desenho. Fazer com que o aluno perceba que o desenho está presente em várias situações do nosso cotidiano. Geralmente as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental encontram naturalmente muito prazer na realização do desenho. No entanto , no segundo segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio , encontramos resistência de alguns alunos em relação ao desenho, estes sentem-se inseguros , temem críticas e por isso acabam dizendo que não sabem desenhar. a motivação para o desenho pode vir através de materias muito baratos , como a utilização de material reciclado ,revistas velhas , onde podemos encontrar gravuras e textos interessantes, utilizar giz de cera, grafite, caneta hidrocor,existe uma enorme variedade de materiais que o aluno pode interagir e desenvolver sua criatividade. Sabemos que na maioria das escolas públicas não dispomos de material sofisticado e caro para trabalhar nas salas de aulas. Porém, o professor atento ao material que tem disponível e disposto a usar de sua criatividade para envolver seu aluno no ensino da arte e do desenho encontrará os mecanismos que necessita para fazê-lo com muita eficicácia.

SEMINÁRIO I - atividade 1

Os Seminários serão agentes verificadores da assimilação dos conteúdos das disciplinas cursadas e ainda permitirão, revisão e avaliação desses conteúdos e dos meiso utilizados como ferramentas do curso;
Objetivam integração multidiciplinar e uma interação entre a formação proposta e a prática diária dos licenciados.
Os seminários serão organizados a partir de fóruns de discussão e diários dinamicos envolvendo tutores e formadores na programação das atividades . Vejo com aspecto mais relevante da disciplina a avaliação da aprendizagem do aluno .