segunda-feira, 21 de setembro de 2009

produzindo pastel seco


Equipe: Vania, Valeria, Márcia ,Patrícia, Jerusa, Martha e Meiry.

domingo, 6 de setembro de 2009

pigmento amarelo na idade antiga e média

Fonte de pesquisa:WWW.emporiomichelangelo.com
Pigmentos Amarelos
Entre a antiguidade e a era Medieval, a função principal dos amarelos era imitar o OURO. Eram produzidos através da bílis de peixe e outros animais, pedras e extratos vegetais, todos, porém, com grande tendência fugitiva. Como curiosidade, o genuíno amarelo indiano era obtido através da mistura de urina de vaca com lama.

pigmentos:idade média


Autor: Álvaro Pires de ÉvoraMatéria: Têmpera e ouro sobre madeiraNúmero de inventário: ME 5082Proveniência: Aquisição, 2001Inscrição: AVE GRATI[A] e EGO SUM VIA VE[RITAS ET VITA].
Fonte de pesquisa: museu de Évora
Pouco se sabe sobre a vida do pintor Álvaro Pires de Évora, sendo desconhecidas tanto a sua data de nascimento, como de morte. A técnica de construção de cores utilizada por Álvaro Pires vai permitir-lhe criar cores mais económicas, vivas e duráveis. Para, por exemplo, criar a cor azul, parte da utilização de uma camada de lapizlazuli por cima de uma primeira de azurite, processo que não só fica mais económico, como confere ao resultado final maior durabilidade e brilho do que as duas camadas de lapizlazuli, usadas como técnica corrente por outros pintores. A utilização do fundo em folha de prata permite ao pintor diversificar a intensidade cromática de muitas cores, como por exemplo dos vermelhos ou dos azuis.

pigmentos: pinturas rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí

fonte de pesquisa: http://www.fundham.org.br/

Fonte de pesquisa:folha UOL -29/10
Em 1979, os achados acabaram dando origem ao Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos maiores do mundo em aglomeração de pinturas rupestres —somente a França e a Austrália possuem áreas semelhantes. Seres humanos, animais e formas geométricas são alguns dos desenhos encontrados nas rochas e que têm óxido de ferro, argila e ossos queimados como matéria-prima dos pigmentos

Pigmentos na história da arte: a pré-história

Caverna de Lascaux. Suas pinturas foram achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor preta, contem carvão moído e dióxido de manganês. fonte de pesquisa: www.emporiomichellangelo.com

sábado, 29 de agosto de 2009

Exercício em grupo - Cor/luz






Realizamos a experiência utilizando três lanternas encapadas com papel celofane cores nas cores verde, vermelho e azul, iluminarmos uma superfície branca (papel cartão branco). Ao iluminarmos com verde e azul obtivemos um resultado azul ciano. Quando direcionamos as luzes vermelha e verde sobrepostas, obtivemos um amarelo próximo ao laranja. Ao direcionarmos a luz azul sobreposta com vermelho, obtivemos a cor magenta. Com esta experiência pudemos comprovar que as cores primárias-luz quando combinadas entre si deram origem as cores que correspondem exatamente as cores secundárias-pigmento.
EQUIPE: VALERIA, JERUSA, MARTHA E PATRICIA.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

atividade 13


atividade realizada por criança de 8 anos - ensino informal - orientada por mim

Valéria P. da Silva Narde

atividade 19

Desenho realizado por Valéria Pacheco da SIlva Narde

atividade 15 Zantrum Paul Klee

Desenho realizado por Valéria Pacheco da Silva Narde

atividade 14


atividade do grupo: Valéria, Martha, Patrícia, Vânia e Márcia.
desenho realizado por Valéria Pacheco da SIlva Narde.

domingo, 5 de julho de 2009

atividade 19


A Obra escolhida para releitura, foi o Abaporu de Tarsila do Amaral.

Desenho realizado por Márica Paulista

Equipe:Márcia, Valéria, Pátricia, Vânia,Meiry e Martha

atividade 15


Após pesquisarmos as biografia e obras Zentrum Paul Klee , compartilhamos do seguinte comentário:
A luz , a leveza e a natureza são três elementos importantes na obra de Paul Klee. Sendo o prin cipal a cor. percebemos que o artísta focava na qualidade emocional das cores.
Márcia , Valéria, Meiry, Patrícia, Vânia e Martha
desenho realizado por Márcia Paulista.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Atividade 14





Composição usando materiais diversos
Na primeira usei arroz em palha, pedras coloridas, sementes coloridas, conchas. Na segunda, usei conchas, estrela-do-mar, caramujo, grãos, galhos finos e secos. Para cada composição criada, foi realizado um desenho.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

atividade 18



Pintura: O Abaporu,1928,Tarsila do Amaral,óleo sobre tela, 0,85 x 0,73 cm.
Retrato de João Candico, com cavalo, 1941, Cândido Portinari,óleo sobre tela,100 x81 cm.
Adão e Eva no quadro do holândes Heirdrick Goltzris (1558-1617)
Telas da artista carioca Beatriz Milhazes. Jornal o globo - segundo caderno.
Gravuras de esculturas inseridas numa paisagem natural, retiradas da revista italiana AD.
Gravuras de esculturas no cemitério São João Batista e cemitério do Caju, R.J
Composições com conchas e objetos de madeira , artesanato, arte popular.
Design de móveis em diferentes estilos.
Gravura de Pop Art , retirada de revistas , sem identificação.

Atividade do grupo: Valéria, Márcia, Martha, Vânia,Meiry e Patrícia.

atividade 16, 17

Após pesquisarmos em várias fontes,escolhemos estas gravuras que chamam atenção pelo fato de serem esculturas modernas inseridas numa paisagem natural.
atividade realizada pelo grupo: Valéria, Vânia,Meiry, Patrícia,Martha e Márcia.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Atividade 13 -


Composição com papéis coloridos, variando a linha nas categorias de contraste: vertical-horizontal, longo-curto, largo-estreito

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Atividade 13 COMPOSIÇÃO COM LINHAS

Aluna: MIRLEY VALADÃO


Atividde realizada no ensino informal, por criança de 11 anos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Atividade 9

Atividade do Grupo.
Ativiade 9: Determinismo biologico
Você iniciou a disciplina Interações Culturais. Pensando na unidade "Determinismo biológico", realize a seguinte atividade: trabalhe com o grupo de colegas ou na comunidade para identificar aspectos biológicos. Deverão ser observados tipos de cabelo, cor dos olhos, da pele, estaturas, etc.. Proponha que as pessoas desenhem umas às outras. Organize com o grupo um painel, identificando esses aspectos e as diferenças que existem.Registre seu comentário no portfolio com a imagem do painel ou com detalhes dele.
Combinamos de cada um desenhar uma colega e o mural acima foi o resultado de nossas "artes", assim segue a descriçao de cada uma abaixo:
Mirley: Risonha, sempre de bem com a vida, não dispensa um brinco, tem os cabelos curtos, estatura baixa, olhos castanhos, pele clara.
Marcia: Ela é magra, de traços finos, cabelos negros, olhos escuros, pele clara, alta.
Patricia: tem pele morena, rosto fino bem delicado, olhos castanhos, os cabelos estão atualmente tingidos de ruivos e com chapinha.
Juliana: tem os cabelos pretos e lisos, olhos castanhos, mede aproximadamente 1,70m. É magra e de pele clara.
Valéria: Estatura baixa, pele clara, cabelos cacheados, olhos castanhos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

atividade 09 - determinismo biológico


Mostrei o desenho que realizei da Patrícia para sua própria apreciação. O resultado foi positivo, agradou. Não gosto de desenhar pessoas pois percebo que nem sempre a receptividade é boa. O objetivo desta atividade é de comparar características físicas, que dentro de um pequeno grupo já difere tanto. Patrícia tem pele morena, rosto fino bem delicado, olhos castanhos, os cabelos estão atualmente tingidos de ruivos e com chapinha.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Atividade 8 - O que é desenho?

Respostas segundo a visão das colegas entrevistadas:
Jerusa Frias Rabello - Desenho é uma maneira de expressar , de se comunicar através de figuras.
Simone Ghiotti - O desenho é o meio pelo qual se cria uma imagem.
Vânia Gomes da Silva - Imagem criada significando mais do que pontos e linhas, ela traz consigo uma mensagem que pode ou não ser entendida, mas que vai estar sempre lá.

Atividade 7 - Frottage


Como era divertido esfregar um lápis no papel que cobria uma superfície feita com texturas! O resultado era surpreendente! Parecia mágica!

Atividade 6- Texturas


Quando criança, sempre fazia atividades deste tipo, reconhecendo as texturas com olhos fechados, a pedido da professora. Nem sempre adivinhávamos o que era. Era interessante porque a percepção tátil era estimulada com essa atividade.

Atividade 5 - Como ensinar desenho?


São muitos os estímulos que podemos oferecer aos alunos, com a intenção de levá-los a desenhar. Ao disponibilizarmos papel e lápis e sugerindo um tema, talvez uma palavra-chave, já seria suficiente para despertar o artista existente dentro de cada aluno, mesmo aqueles mais resistentes à técnica do desenhar. E o aluno começa seu desenho a partir de uma simples reta sendo capaz de realizar desenhos super-elaborados, deslumbrando-nos. Ensinar desenho não é uma tarefa simples mas pode se tornar fácil desde que haja liberdade para criar.

Atividade 4 - Entre o olho e o objeto - Natureza morta


Apesar da minha profissão de professora, nunca tive oportunidade de trabalhar o desenho com meus alunos, mas lembro das atividades que meus professores de Arte aplicavam em sala de aula. Eles procuravam despertar em seus alunos a sensibilidade para o desenho através da música, de algum texto narrado, de alguma imagem... E depois ensinavam as técnicas para executar o desenho. O resultado aparecia das mais diferentes formas... Lembro que nem todos queriam desenhar, justificando que não tinham dom para tal coisa. Eu ficava com dó da professora, pois ela não tinha argumentos para fazer com que este aluno participasse da aula e demonstrasse através do seu desenho o que ele pensava, o que ele sentia... Acho que o professor de Arte tem que estar muito atento para os desenhos que seus alunos criam, valorizando seus trabalhos e tendo um olhar astuto de psicólogo para descobrir as particularidades de cada trabalho, mostrando que todo desenho, por mais simples que seja, traz muitas referências sobre o seu autor.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

atividade 9 - Determinismo biológico


Descrição: A Juliana tem os cabelos pretos e lisos, olhos castanhos, mede aproximadamente 1,70m. É magra e de pele clara.
Esta foi uma atividade com grau de dificuldade acentuado devido à dificuldade de se retratar uma expressão visual com precisão, mas ao mesmo tempo foi um desafio gratificante.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Atividade 8

Atividade Individual
Aluna: Juliana Fassbender
O que é desenho?
No início da disciplina Linguagem Gráfica, você respondeu a essa pergunta. Trabalhe com o grupo de colegas, fazendo-lhes a mesma pergunta.
Anote as respostas e disponibilize-as para ser compartilhado com todos no seu portfolio.
Todos temos diferentes conceitos de desenho, essas são algumas respostas de meus colegas de turma:
_ Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. (Graziela Diniz)
_ Desenho é a expressão do imaginário. É a projeção do abstrato. (Patrícia Pessanha)
_ Desenho é a concretização de um pensamento, de uma idéia, de uma maneira de ver o mundo. O desenho é uma expressão da capacidade humana de transformar pensamento em linguagem, desenho é atitude. (Valéria Pacheco)
_ É a representação gráfica de um objeto, de uma paisagem, de uma idéia, manifestados através de riscos, linhas, traços sobre uma superfície, utilizando-se para isso, objetos como lápis, canetas, pincéis... (Márcia Paulista)
_ Desenho é arte de reproduzir, sobre uma superfície bidimensional e por meio de linhas, objetos, idéias ou emoções. Temos diversas modalidades de desenho, mas resumidamente poderíamos dividí-la em três: desenho técnico, desenho de observação e desenho de criação. (Valdemira Modesto)
_ Desenho é uma forma, ou conjunto de formas, é um código utilizado para comunicar ideias, sentimentos, para registrar pensamentos, fatos. Desenho é uma linguagem. É parte integrante da cultura mundial e, consequentemente, da vida de cada ser humano. É, sem dúvida, a forma mais abrangente de comunicação. (Mirley Valadão)
A minha resposta é:
_ Desenho para mim, é uma forma de representação gráfica, que vai além do sentido literal. É uma forma de se expressar, de interagir, de manifestar um pensamento. Ou seja, o desenho é a representação de nossa alma.

Atividade 7

Atividade individual
Aluna: Juliana Fassbender

Texturas e desenho

Na atividade 6, foi desenvolvido o tema "texturas" com colagem de materiais diversos e com a percepção tátil. Nesta atividade 7, a sugestão é trabalhar usando "frottage", colocando um papel sobre a colagem dos materiais e esfregando um lápis cera por cima. A superfície dos materiais ficará impressa no papel. Crie outras atividades a partir dessa, dessa vez usando o desenho, ou seja, representando texturas. Comente o resultado no portfolio e anexe imagens de alguns dos trabalhos.

Essa atividade realizei muitas vezes quando era criança, acho que todo mundo já fez isso um dia em cima de uma moeda. Eu tinha um brinquedo que você montava uma boneca, escolhendo as partes do corpo dela, blusa, saia/calça, chapéu, sapatos... E depois colocava o papel, riscava com o giz de cera ou lápis de cor para "imprimir" a imagem, dava até para fazer as estampas dos tecidos nas peças escolhidas. A atividade proposta fiz a frottage em cima do painel de texturas do exercício anterior.

Atividade 6

Atividade Individual

Aluna: Juliana Fassbender
Texturas

O tema "texturas" faz parte da unidade Orientações Espaciais da disciplina Linguagem Gráfica. A nossa proposta é que você trabalhe no ensino formal ou informal com colagem de materiais diversos: rendas, gaze, tecidos de tramas diversas, vegetais secos, sementes, etc. Faça um tipo de arquivo de texturas coladas em papel espesso (tipo Paraná). Após a secagem, trabalhe no grupo com a percepção tátil.Anexe a imagem do resultado no portfolio e comente a atividade, explicando como foi trabalhada a percepcão tátil.

Como ainda não dou aulas de artes fiz a brincadeira das texturas em casa, com cada um, pai, mãe, namorado, tia, irmão. Pedindo para eles fecharem os olhos, tatearem o papel e tentar adivinhar o que era. Como eram todos adultos eles não foram muito bem com as adivinhações, ficavam toda hora querendo ver quando não sabiam o que era, creio que as crianças tem mais facilidade nesse tipo de atividade, por não terem medo de arriscar um palpite errado.
A seguir meu painel de texturas, com grãos de arroz, algodão, feltro, tela e filó.



terça-feira, 21 de abril de 2009

Atividade 8 - O que é desenho?

"É a arte de expressão do imaginário." Rita
"Forma de expressão." Vânia

Atividade 4 - Entre o olho e o objeto



O desenho pode ser definido como a arte de transmitir ideias de formas e traços. É comum utilizarmos no cotidiano a técnica do desenho livre, na qual a pessoa espontaneamente exterioriza o que formalizou mentalmente.
Ao aplicar esta técnica é fundamental que o professor transmita entusiasmo aos seus alunos e que tenha em mente que o produto artístico tem valor não pela sua beleza e conteúdo, mas primordialmente pela expressão natural e espontânea visto que os estilos de desenho e pintura variam de acordo com o estado afetivo e o desenvolvimento mental do aluno.
Algumas orientações podem ser passadas para o aluno iniciante como: usar lápis macio; usar o lápis na posição inclinada e deixá-lo fluir levemente; observar diferentes posições do uso da folha de papel e fazer desenhos grandes e proporcionais aproveitando sempre o espaço disponível do papel.

Atividade 7 - Frottage


Utilizando os mesmos materiais empregados na técnica de textura, coloquei uma folha AP em cima e passei o giz de cera resultando assim uma textura visual.

Atividade 6 - Textura


Observe, toque e sinta!!!Essa atividade possibilita ao educador que seja trabalhada a percepção visual e tátil.
Grãos de areia concentrados reportam a sensação de aspereza; um pedaço de papel crepom ou uma folha de árvore podem dar a sensação de maciez ou aspereza.
É uma atividade muito interessante para ser aplicada em sala de aula.

ATIVIDADE 8 O QUE É DESENHO?

Aluna: Mirley Valadão

A cada lição aprendida, a cada tarefa cumprida, vão-se formando alguns conceitos, vão-se ampliado outros já formulados.
Após estudos e conversas, foram estas as respostas dadas pelo grupo à pergunta:
O QUE DESENHO PARA VOCÊ?
_ Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação.
Graziela

_ Desenho é a expressão do imaginário. É a projeção do abstrato
Patrícia Pessanha

_ Desenho é a concretização de um pensamento , de uma idéia , de uma maneira de ver o mundo. O desenho é uma expressão da capacidade humana de transformar pensamento em linguagem, desenho é atitude ,
Valéria Pacheco

_ É a representação gráfica de um objeto, de uma paisagem, de uma idéia, manifestados através de riscos, linhas, traços sobre uma superfície, utilizando-se para isso, objetos como lápis, canetas, pincéis...
Márcia Paulista

_ Desenho é arte de reproduzir, sobre uma superfície bidemensional e por meio de linhas, objetos, idéias ou emoções. Temos diversas modalidades de desenho, mas resumidamente poderíamos dividí-la em três: desenho técnico, desenho de observação e desenho de criação.
Valdemira Modesto

A minha resposta à pergunta é:
_ Desenho é uma forma, ou conjunto de formas, é um código utilizado para comunicar ideias, sentimentos, para registrar pensamentos, fatos. Desenho é uma linguagem. É parte integrante da cultura mundial e, consequentemente, da vida de cada ser humano. É, sem dúvida, a forma mais abrangente de comunicação.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ATIVIDADE 7 - TEXTURA E DESENHO

Atividade individual
Aluna: Mirley Valadão



Para esta atividade utilizei rendas na "frottage"(azul). Em uma delas a textura é mais facilmente perceptível, os contornos ficam mais destacados. Na outra a forma é mais diluída, ou menos definida.

Desenhar a partir deste estímulo é interessante, pois, na verdade, criamos formas, já que a "frottage" é difícel de ser copiada na íntegra.

ATIVIDADE 6 - TEXTURAS

Atividae individual
Aluna: Mirley Valadão

Para trabalhar a percepção tátil, fiz uma brincadeira semelhante à "cabra cega". Vendei os olhos das crianças e elas foram, após sentir, com o tato, cada textura, dizendo as características de cada uma, como: lisa, enrugada, áspera, grossa, recortada, arredondada, atc.
Depois tentaram reconhecer, também utilizando o tato, as amostras: folha de laranja, samambaia, arroz, lã , etc. As crianças acharam interessante este possibilidade de determinar as coisas pelo tato.

ATIVIDADE 5 - COMO ENSINAR DESENHO?

Atividade individual
Aluna: Mirley Valadão

Partindo do pressuposto de que desenho é uma linguagem, uma forma de expressão, o que se pode ensinar são técnicas para se estruturar, se “produzir” o desenho.
O que se quer expressar, a criatividade – detalhe, característica individual, traço – isto não se ensina. Cada pessoa cria, desenha a partir de seu conhecimento, de sua cultura, de sua visão de mundo, enfim. Expressa, deste modo, usando técnica ou técnicas que lhe pareçam mais adequadas, seus sentimentos, suas idéias.
O desenho é, pois, um exercício contínuo, uma atividade que dá prazer, mas que exige muito esforço e dedicação de quem quer desenhar. E do que, deve-se ressaltar, pode-se saber a técnica, no entanto se não houver sentimento, se não houver o envolvimento autor/obra, não se conseguirá atingir, emocionalmente, o outro e, então, perderá o valor.

domingo, 19 de abril de 2009

Atividade 5 - Como ensinar desenho?

Creio que desenho não se ensina, apenas podemos utilizar artifícios para que deixemos fluir a imaginação, a criatividade. São imagens que vemos, observamos ou criamos aliados a habilidades gráficas que podem ser desenvolvidas (técnicas).

terça-feira, 14 de abril de 2009

atividade 8 - O que é desenho?

O que é desenho ? Pergunta realizada para alunos do curso de artes visuais - B.J. Norte

Respostas de alguns alunos

. Márcia Paulista: É a representação gráfica de um objeto, de uma paisagem, de uma idéia....
. Valéria : Desenho é uma expressão da capacidade humana de transformar pensamento em linguagem, desenho é atitude.
.Patrícia: Desenho é a expressão do imaginário. É a projeção do abstrato.
.Valdemira: Desenho é a arte de reproduzir ,sobre uma superfície bidmensional e por meios de linhas , objetos, idéias e emoções.
.Vania: Desenho é a forma que linguagem que é feita com prazer.
.Simone: Desenho é o meio pelo qual se cria uma imagem.

atividade 07 - desenho representando textura


Após ter realizado a frottagem das textura, procurei desenhar com lápis HB, 6B e 2B formas semelhantes a que foram impressas através da frottagem.

atividade 07- textura e desenho


frottagem