
Apesar da minha profissão de professora, nunca tive oportunidade de trabalhar o desenho com meus alunos, mas lembro das atividades que meus professores de Arte aplicavam em sala de aula. Eles procuravam despertar em seus alunos a sensibilidade para o desenho através da música, de algum texto narrado, de alguma imagem... E depois ensinavam as técnicas para executar o desenho. O resultado aparecia das mais diferentes formas... Lembro que nem todos queriam desenhar, justificando que não tinham dom para tal coisa. Eu ficava com dó da professora, pois ela não tinha argumentos para fazer com que este aluno participasse da aula e demonstrasse através do seu desenho o que ele pensava, o que ele sentia... Acho que o professor de Arte tem que estar muito atento para os desenhos que seus alunos criam, valorizando seus trabalhos e tendo um olhar astuto de psicólogo para descobrir as particularidades de cada trabalho, mostrando que todo desenho, por mais simples que seja, traz muitas referências sobre o seu autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário