terça-feira, 14 de abril de 2009

atividade 4


"Entre o olho e o objeto"


Nas experiências que tenho como professor , percebo que nossos alunos tem muito interesse pelo desenho. As aulas de arte são motivos de alegria para os alunos. Porém precisam ser planejadas para que não haja tumulto . Nas escolas públicas que lidam com alunos mais carentes é comum a falta de material adequado. O professor precisa estar ciente das dificuldades que irá encontrar. Planejar o material a ser utilizado , buscar alternativas com sucata e trabalho em grupo, dividindo as caixas de lápis de cor, compartilhando tintas, etc. A motivação é um fator essencial, demonstrar a importancia do desenho no cotidiano das pessoas, levar o aluno a perceber que apesar da fotografia , do computador e das tecnologias a seu alcance o desenho ainda está presente ao nosso redor . Valorizar o trabalho do aluno, expondo-o em murais é uma alternativa para que ele perceba que seu desenho tem importância. no primeiro segmento do Ensino fundamental as crianças são mais expontâneas desenham o que sentem, a partir do segundo segmento e do Ensino Médio ficam mais reservadas, gostam de partir de algo concreto de observar um desenho e fazer a reprodução ou releitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário